quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Aprendizagem Organizacional e as Cinco Disciplinas de Peter Senge

Aprendizagem Organizacional
 

"Nas organizações que aprendem, as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas aonde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente". (Peter Senge)

Caros, segue um trecho sobre o tema Aprendizagem Organizacional abordado pela PUC – Rio Grande do Sul em seu Boletim do GTPE, Número 18:

"Pessoas aprendem. Aprendem a andar, falar, estudar. Aprendem a viver em sociedade, envelhecer, amar. Aprendem a construir, transformar, criar. Aprendem novas línguas, novos conhecimentos, novas habilidades. Aprendem a trabalhar e trabalham aprendendo. Aprendem com a vida e com as pessoas. Aprendem com os mais velhos e com os mais novos. Passam, enfim, a vida aprendendo.

E as organizações? Elas também aprendem?

Sim, não apenas aprendem, como são obrigadas a aprender, até por uma questão de sobrevivência. Elas aprendem a ouvir e a atender as necessidades do cliente, aprendem a modificar processos, a criar novos produtos e serviços.

As organizações aprendem especialmente porque há pessoas nas organizações,
pessoas que já aprenderam e que estão aprendendo
. O ambiente das organizações constitui-se assim num lugar especial onde há troca incessante de informação, conhecimento e saber."

No texto em questão, há relatos do Autor Peter Senge sobre as cinco disciplinas e os 10 desafios de mudança.

Indicamos a leitura para melhor compreensão do tema:


Foto retirada do site httpxpress.superpedido.com.brImagensCapas2009069788576843719.jpg em 21/10/2010 às 21h23

 

 A Quinta Disciplina


“À medida que o mundo se torna mais interconectado e os negócios se tornam mais complexos e dinâmicos, será mais fácil aprender no trabalho. Não basta ter uma única pessoa aprendendo pela empresa. Simplesmente não é mais possível encontrar soluções na alta gerência e fazer com que todos os outros sigam as ordens do “grande estrategista”.
“As organizações que realmente terão sucesso no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis da organização”.

Fonte: SENGE, Peter M. A Quinta Disciplina. 25ª. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009.


As Cinco Disciplinas de Peter Senge...



Domínio Pessoal


Segundo Senge, “Domínio Pessoal é a expressão utilizada para a disciplina do crescimento e aprendizado pessoais”.

“As pessoas com altos níveis de domínio pessoal estão expandindo continuamente sua capacidade de criar na vida os resultados que realmente procuram”. “Da sua busca pelo aprendizado contínuo surge o espírito da organização que aprende”. (Senge, 2010)

Domínio Pessoal vai muito além das competências e habilidades de um indivíduo. As pessoas que possuem um alto nível de domínio pessoal são as pessoas criativas que para muitos chefes não deixam de ser sonhadoras, que expõem seus pensamentos sobre todas as situações e deixam de apenas concordar com o que seus gestores lhes pedem ou usam simplesmente a expressão “sempre foi assim, então faça assim”. Diferentemente das pessoas reativas.

Uma das características das pessoas que possuem alto nível de domínio pessoal é ver a realidade como de fato ela é. Partindo desse ponto, pode-se lançar uma estratégia para se chegar aos objetivos almejados pelo indivíduo e os recursos que são necessários.


Modelos Mentais


“São padrões que influenciam as atitudes e percepções dos indivíduos sobre o mundo”. “Muitas vezes estão arraigados não possibilitando conexões de ações, gerando resistências e impedindo a aprendizagem”. “O desafio a estes modelos é o questionamento das suposições, que podem assim abrir um mundo de oportunidades”. (SILVA, Anicleide. 2007)

Muito próximo do Domínio Pessoal, as pessoas que mais se destacam nas organizações, são as pessoas que possuem padrões de pensamentos que vão além do seu senso comum. São as pessoas que têm a capacidade de ver a realidade como ela é, criando em sua mente, possibilidades diferentes para solucionar diversos problemas.


Visão Compartilhada


“A visão compartilhada é essencial para a organização que aprende, pois fornece o foco e a energia para a aprendizagem”.

Visão compartilhada é algo que está muito ligado aos três pilares de uma empresa: Missão Visão e Valores. Pensar em visão compartilhada é pensar em “Como podemos promover o compromisso com o longo prazo”.

Os indivíduos da organização devem desenvolver um propósito e um comprometimento comum para que a empresa continue aprendendo. É através dela que se reúnem as condições para o crescimento individual grupal e organizacional, através de um processo aceito voluntariamente por todos. Depende muito de uma liderança eficaz.


Aprendizagem em Equipe


“A aprendizagem em equipe é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe de criar os resultados que seus membros realmente desejam. Ela se baseia na disciplina do desenvolvimento da visão compartilhada”.

Para ser mais claro, aprender em equipe é deixar de lado as idéias preconcebidas e buscar em conjunto o conhecimento.

As organizações que possuem um alto nível de aprendizagem em equipe conseguem transformar o conhecimento tácito em explicito, ou seja, compartilham o conhecimento que se encontra na cabeça de cada ser com todos da organização.


Pensamento Sistêmico


É a disciplina específica que proporciona aos indivíduos, e à organização como um todo, a capacidade de identificar e entender como as forças e os elementos estruturais de um sistema interagem para produzir os diversos fenômenos com os quais se deparam. Criar uma forma de analisar uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas. É essa disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.


Fontes e Referências:


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