quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mario Sergio Cortella - Gestão

“Os ventos do mercado mundial batem para lá e para cá. Você pode não controlar os ventos, mas pode redirecionar as velas”, disse Mario Sergio Cortella ao público do Fórum HSM de Gestão e Liderança 2010.







Gestão – Visão de Mário Sergio Cortella

“A competência, num mundo de mudança veloz, também é coletiva. Não está mais apoiada em um indivíduo e sim num grupo de indivíduos. Assim, minha competência acaba quando acaba a do outro”. Mário Sérgio Cortella

As organizações passaram por grandes mudanças, os gestores tiveram que se adaptar a um novo modelo de gestão, que foca as pessoas como principal fonte de conhecimento e vantagem competitiva.

Cortella diz que o novo modelo de gestão está em constante processo de mudança, que não há mais empresas qualificadas e sim aquelas que qualificam seus colaboradores, onde a competência é algo coletivo e não de propriedade individual, logo deve ser compartilhada.

As empresas qualificadoras devem romper com o desafio de transformar o conhecimento tácito  de seus funcionários em conhecimento explícito e assim propagar este conhecimento na organização, a fim de desenvolver uma visão compartilhada dos objetivos e propósitos comuns.

“Educação continuada pressupõe a capacidade de dar vitalidade às competências, às habilidades, ao perfil das pessoas.”

Durante o Fórum de Gestão e Liderança em entrevista ao portal HSM On-line,  rememorando Beda, um monge do oitavo século, Cortella afirmou que existem três caminhos para o sucesso neste mundo em que evolução ainda significa desaparecimento:

• Ensinar o que se sabe, isto é, ter generosidade mental.
• Ter coerência ética.
• Ter humildade intelectual.

Cortella e Peter Senge concordam nos seguintes quesitos: O coletivo é algo imprescindível em uma organização e se os indivíduos conseguirem compartilhar entre si e também com a organização, isto resultará em um ambiente de contínuo aprendizado e crescente conhecimento.

A maior dificuldade encontrada no trabalho em equipe é o fato das pessoas possuírem seus próprios propósitos o que acaba traduzindo-se em buscas de objetivos individuais, porém cabe ao gestor o papel de alinhar estes objetivos com os indivíduos da organização a fim de buscar resultados coletivos.

Cortela menciona sobre competência coletiva, existe uma conversa que é mais antiga que usava muito a noção de competência como individual. Há 20, 30 anos atrás minha competência acabava quando começa a do outro.

Quem tinha competência dizia assim: Vou guardar para mim. Desta forma, ninguém vai tomar o meu lugar!

Quem tinha uma incompetência  ou uma dificuldade dizia: Não vou falar para ninguém. Se não, me mandam embora!

Cortela nos diz que existem 2 atitudes hoje que são perigosas e um mundo de velocidade, mudança, rapidez de processos, é preciso que uma organização fortaleça a competência individual atrelado ao conjunto dos indivíduos.

Ele coloca como resumo, uma frase antiga de Guimarães Rosa: " É junto dos bãos que você fica mió"



Traduzindo as 5 Disciplinas de Peter Senge:


Pensamento Sistêmico:    a organização não é um sistema isolado, é parte de vários e diferentes sistemas integrados; Em uma organização de aprendizagem, os membros consideram a organização um sistema no qual o trabalho de cada pessoa afeta o trabalho de todas.

Domínio Pessoal: enfatiza os indivíduos seus objetivos, sua capacidade de analisar objetivamente a realidade.

Modelos Mentais: são padrões que influenciam as atitudes e percepções dos indivíduos sobre o mundo. Muitas vezes estão arraigados não possibilitando conexões de ações, gerando resistências e impedindo a aprendizagem. O desafio a estes modelos é o questionamento das suposições, que podem assim abrir um mundo de oportunidades.

Visão Compartilhada: os indivíduos da organização devem desenvolver um propósito e um comprometimento comum para que a empresa continue aprendendo. É através dela que se reúnem as condições para o crescimento individual grupal e organizacional, através de um processo aceito voluntariamente por todos. Depende muito de uma liderança eficaz.

Aprendizado em Grupo:  é a capacidade dos indivíduos deixarem de lado suas idéias preconcebidas e busca pensar conjuntamente, visando, com isto, alcançar os resultados que julgam desejáveis.


O breve descritivo acima tem o objetivo de traduzir ao leitor que ainda não conhece as cinco disciplinas de Peter Senge, o que significa cada uma delas, para que deste modo possa encontrar semelhanças entre a visão destes dois grandes autores e por fim poder criar sua própria percepção sobre o tema, possibilitando  relacionar os conceitos de  Gestão, Liderança e Ética apresentadas  por Cortella com as Cinco disciplinas de Peter Senge.

Entrevistado: Mario Sergio Cortella - HSM Management

Nenhum comentário:

Postar um comentário